7 dicas para estimular o desenvolvimento da fala nos bebês

7 dicas para estimular o desenvolvimento da fala nos bebês

O aprendizado da fala marca o início de uma etapa que transformará a maneira como a criança interage com as pessoas que a rodeiam. É uma fase encantadora na qual tentamos, a todo custo, identificar alguma palavra dentre os seus balbucios. O papel da família é fundamental nesse momento, podendo ajudar ou atrapalhar no processo.

Portanto, selecionamos abaixo algumas dicas para estimular o seu bebê a falar:

  1. Não tente interpretar, traduzir ou falar por ele. Quando ele apontar para algum objeto, permita que ele tente balbuciar o nome do mesmo ao invés de pegá-lo imediatamente. Dê tempo para que ele sinta a necessidade de se comunicar através da fala.
  2. Fale corretamente com ele e evite excesso de diminutivos. Não replique seu jeito de falar errado, por mais “bonitinho” que isso seja. Além de dificultar o aprendizado, isso pode reforçar a fala incorreta da criança.
  3. Espere que a criança termine de falar. Muitas vezes ela pode gaguejar ou ter dificuldade em encontrar as palavras adequadas para se expressar. Não conclua e não tente adivinhar o que ela está querendo dizer, simplesmente espere e permita que ela desenvolva sozinha uma forma de comunicar aquilo que deseja.
  4. Estimule-o a imitar algum som, repetir alguma palavra, cantar uma música. Posicione-se de frente, de forma que ele possa ver a movimentação da sua boca.
  5. Se possível, interrompa o uso de mamadeiras e chupetas após os dois anos de idade. Sua cavidade oral deve estar livre de qualquer obstáculo para que ele possa articular sons.
  6. Cuidado com os gadgets. Crianças que ficam horas hipnotizadas em frente a uma tela não exercitam sua comunicação.
  7. Dê alimentos sólidos a ele. A mastigação exercita os músculos da face, favorecendo a articulação de sons.

Lembrando que cada criança tem seu tempo, porém, se a partir dos dois anos de idade ela ainda não for capaz de se comunicar ou de se fazer entender através de palavras soltas ou pequenas frases, é recomendável consultar um fonoaudiólogo.



Escola Arte Criança

Desde 1973 cuidando e educando crianças de 4 meses a 4 anos de idade.