A Escola

Home / A Escola

Berçário e Educação Infantil

A Arte Criança nasceu em 1973, como um espaço livre para brincar, cantar, interpretar, pintar, modelar…Esse ambiente afetivo cresceu e desde 1978 a Arte Criança passou a oferecer uma nova reflexão e deixou de ser o Ateliê, para tornar-se uma Escola Regular de Educação Infantil. (tornar-se uma Escola de Educação Infantil, regularizada e reconhecido pelo MEC como Unidade Educacional)

Em 1995, surgem novas necessidades e demandas por parte de nossas famílias e a Arte Criança cria o Espaço Berçário: uma fonte de proteção, segurança, cuidados físicos e cognitivos necessários no primeiro ano de vida.

Com sua identidade, fundamentada e inspirada em Pikler, Vigotsky, Piaget, Montessori e Reggio Emilia, também envolvida por movimentos e pesquisas atuais como as de Richard Louv, que estabelece um novo olhar para a Criança e a Natureza, inauguramos em 2019 o novo espaço Na Floresta, afim de ampliar o olhar para as relações com o meio ambiente.

Nossa escola permanece atenta e atuante, transcendendo o papel (burocrártico / pedagógico), buscando sempre o respeito “as infâncias”.

Regina Fonseca
Pedagoga

Na infância a criança vive uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano. As mudanças são intensas e as aquisições de conhecimentos permanentes. Neste processo de crescimento e descobertas, a Arte Criança assegura as condições necessárias para que nossos alunos vivenciem desafios e sintam-se provocadas a resolvê-los, construindo assim, significado sobre si, os outros e o mundo social e natural, desenvolvendo-se integralmente.

Nas interações e práticas proporcionadas às crianças, cada uma constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Nossa equipe tem consciência de que na primeira infância, as necessidades são muito individuais, e lidar com elas ao longo da rotina é uma tarefa que, sobretudo, envolve afeto, dedicação e também cuidado.