Como os bebês enxergam?

Como os bebês enxergam?

Seu bebê passou 40 semanas no escurinho do útero. E agora que saiu, como seus olhinhos irão se adaptar à claridade? Será que ele enxerga perfeitamente? Será que é capaz de reconhecer pessoas e ambientes? São muitas as perguntas que se fazem papais e mamães de primeira viagem.

O sentido da visão para os bebês leva alguns meses para se desenvolver.
Eles não nascem enxergando bem. Inicialmente, veem apenas vultos e reconhecem a mãe pelo cheiro e pela voz. O mundo para ele se apresenta embaçado e sem nitidez. Sua capacidade de foco e sua gama de cores são bastante limitados. Ele consegue focar melhor os objetos bem próximos, a cerca de 30cm de distância.

Observar o rosto da mãe ou de alguém que se coloque bem próximo dele é um excelente estímulo para a visão do bebê. Eles adoram observar principalmente os olhos e boca, que estão sempre em movimento.

A partir do segundo mês ele já é capaz de acompanhar alguns movimentos, mas ainda com o alcance limitado. Seu foco já está mais desenvolvido e ele já é capaz de identificar objetos mais distantes. É nessa fase também que ele começa a descobrir as próprias mãos.

A partir dos três ou quatro meses de idade, ele já começa a distinguir rostos e enxergar algumas tonalidades.

Entre o sexto e décimo mês, durante a fase do engatinhar, ele começa a desenvolver a visão binocular, ou seja, utilizando os dois olhos ao mesmo tempo. É nesse período que ele vai começar a utilizar o foco e desenvolver a visão periférica, já que, ao se deslocar, deverá desenvolver outras habilidades para se guiar e se adaptar aos novos ambientes.

A visão do bebê vai melhorando progressivamente até que, por volta de 1 ano e meio de idade ele já enxerga praticamente como um adulto.

É importante lembrar a importância do “teste do olhinho”, que deve ser realizado nas primeiras 48 horas de vida do bebê. Apesar de não medir a acuidade visual, ele pode identificar, por exemplo, se ele tem catarata.



Escola Arte Criança

Desde 1973 cuidando e educando crianças de 4 meses a 4 anos de idade.