10 dicas para incentivar seus filhos à leitura desde cedo

10 dicas para incentivar seus filhos à leitura desde cedo

0

Algumas mães podem se perguntar: por quê eu deveria ler para o meu bebê se ele não está apto a entender o que estou lendo?

Certamente ele ainda não tem essa capacidade. Mas você deixaria de falar com seu bebê até que ele conseguisse se comunicar sozinho? Deixaria de cantar para ele até que ele aprendesse a cantar sozinho? O mesmo vale para a leitura. O desenvolvimento da criança está diretamente ligado à variedade de estímulos que ela recebe a partir dos primeiros meses de vida. Portanto, ler em voz alta para seus filhos é uma excelente atividade, que pode ser introduzida desde muito cedo.

Veja abaixo 10 dicas importantes para estimular esse hábito:

  1. Ofereça livros de plástico para que, desde pequena, a criança “leia” na banheira. Lembrando que, neste caso, o objetivo é fazer com que a leitura seja vista como algo divertido, evitando a competição com o universo lúdico dos brinquedos.
  2. Lembre-se de que esse é um momento muito especial para a criança pois ela receberá toda a sua atenção e, para ela, isso significa muito mais do que apenas ouvir uma história.
  3. Escolha livros adequados para a idade. Livros-dobradura, livros de pano ou com páginas duras e resistentes, que sejam de fácil manuseio para crianças pequenas, livros à prova d’água para a hora do banho.
  4. Crie um hábito. Leia para seu filho dormir, ou escolha um horário que se adapte melhor à rotina de vocês.
  5. Repita quantas vezes ele quiser. A repetição é a marca registrada dos primeiros anos de vida. Quanto mais você repetir, mais ele vai se lembrar, e em pouco tempo terá decorado os trechos de que mais gosta na história — e há de se lembrar disso para sempre.
  6. Leve-o para passear em livrarias e sessões de contação de histórias assim que tiver condições de se concentrar para ouvir essas narrações, geralmente depois de um ano.
  7. Não faça dos livros um prêmio. A leitura não deve ser associada a sistemas de castigo ou recompensa. Ela deve ser sempre uma experiência positiva, associada a momentos prazerosos.
  8. Deixe a timidez de lado e entre na história. Não tenha vergonha de fazer a voz da bruxa má ou de cantar. Estimule seu filho a participar ativamente também. Lembre-se que crianças adoram teatro.
  9. Estimule conversas sobre as histórias e as ilustrações. Tente ir mais longe e imaginar algo além daquilo que se apresenta. Faça com que a criança pense em outras possibilidades, como outro final para a história.
  10. Nada vale mais do que o exemplo. Ou seja, antes de formar filhos leitores, é imprescindível que você seja um leitor. A observação de comportamentos e atitudes tem muito mais a ensinar à criança do que meras sugestões ou ordens do que é certo ou errado.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.