Alimentação

Home / Ensino / Alimentação

Hábitos alimentares saudáveis se estabelecem nos primeiros anos de vida. É durante a fase pré-escolar que a criança começa a se tornar independente e a formar seus hábitos alimentares. Essas práticas alimentares adquiridas na infância, favorecem a saúde permitindo que a criança cresça e se desenvolva normalmente, além de prevenir doença crônicas degenerativas na idade adulta.

Nossa escola está cadastrada no Conselho Regional de Nutrição, que baseado em uma avaliação técnica, de indicadores quantitativos e qualitativos, regula e aprova o funcionamento da nossa cozinha. Oferecemos as principais refeições do dia almoço e jantar. Os alimentos são preparados em nossa cozinha com acompanhamento e supervisão da nutricionista Paula Vergotti Kutxfara – CRN 311.740.

O cardápio é disponibilizado aos responsáveis e devem ser avaliados juntamente com o pediatra de cada criança. Em casos específicos de alunos alérgicos ou intolerante a algum alimento, junto com os pais, a nutricionista adapta o cardápio a fim de respeitar tais restrições.

A boa alimentação, equilibrada e balanceada, beneficia alunos nas diversas idades, sendo um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social da criança. Visando esse conceito, na Escola Arte Criança, a visita da nutricionista é semanal, onde são realizados diversos tipos de trabalho, como:

  • Elaboração de cardápios de acordo com as necessidades da escola, preferências dos alunos, condições da cozinha, entre outros.
  • Supervisão e orientação de todo o processo produtivo da refeição, desde o recebimento, armazenamento, pré-preparo e preparo do alimento. Supervisão e orientação da cozinheira no que se refere ao controle de qualidade higiênico sanitário.
  • Acompanhamento do momento da distribuição dos alimentos, em horários diversos (refeições e lanches).
  • Educação Nutricional. Durantes as aulas de culinária, as crianças aprendem a ter um contato com diferentes fontes de alimentos.
  • Capacitação de funcionários da cozinha e demais funcionários relacionados a alimentação infantil.
  • Elaboração e implantação de Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados, avaliando e atualizando sempre que necessário.
  • Mensalmente é enviado informativo sobre alimentação saudável, para serem enviados para os pais, e também disponibilidade para os responsáveis caso os pais queiram tirar dúvidas relacionadas a alimentação e nutrição.